Aviação Agrícola

ozonio-em-aviacao-agricola-ozonicEste é um assunto premente em face da Instrução Normativa 02 do Ministério da Agricultura, que obriga as empresas a instalarem equipamentos de ozônio nos pátios de descontaminação até 09 de Janeiro de 2010. Se você é uma das pessoas que querem ter mais informações à respeito, daremos aqui algumas informações básicas. Usaremos o método de perguntas e respostas.

Esteja alerta para não comprar geradores de Ozônio com baixa capacidade de geração, ou seja, menos de 20g/h, caso contrário irá gastar dinheiro sem obter o resultado esperado – degradação total do efluente. Por isto, dizemos que o ozônio é uma forma alotrópica do oxigênio. É uma molécula com três átomos de oxigênio. É um gás incolor.

1 – O que é o ozônio ?

O ozônio (O3), existe na atmosfera e é gerado pela ação dos raios elétricos nos átomos de oxigênio (O2) existentes no ar. Por isto, dizemos que o ozônio é uma forma alotrópica do oxigênio. É uma molécula com três átomos de oxigênio. É um gás incolor.

2 – Como funciona um equipamento de gerador de ozônio ?

Basicamente consiste em um tubo (dielétrico), no qual passa o oxigênio presente no ar que respiramos, em seguida uma descarga elétrica constante (“efeito corona”), gerada através de um transformador nele existente, transforma a molécula de oxigênio (O2) em uma molécula de ozônio (O3), pela adição de um átomo. A seguir, este gás (ozônio – O3) é succionado por um sistema “venturi” e mesclado com a água a ser tratada / agrotóxico a ser degradado.

Detalhes serão fornecidos em projeto que acompanha o equipamento.

Temos cerca de 800 instalações já feitas no Brasil. Algumas podem ter visita autorizada.

3 – Quais as dimensões físicas deste gerador de ozônio OZONIC para uso em aviação agrícola?

É um gabinete (um painel elétrico), em aço inox com 50 x 20 x 50 cm, que se fixa a uma parede usando dois parafusos de 8 mm. Porém o mais prático é colocá-lo em uma pequena prateleira, uma vez que pesa apenas 22 kg e é portátil. Optando por uma instalação móvel (vide PRODUTOS: Modelo C-20 CIP), você pode atender a vários pátios com um só equipamento.

4 – Que energia utiliza ?

O gerador de ozônio OZONIC® modelo C-20 CIP opera com 220 V CA 60 Hz, 260W

5 – Qual é a potência do gerador de ozônio exigida pela Instrução Normativa n.02 do MAPA ?

A norma fala de equipamentos de 1 a 5 g/h, mas com nossa larga experiência na área recomendamos algo mais potente, um gerador de 20 g/h, porém esta é uma recomendação nossa, a decisão é sua.

6 – Qual é o preço do Gerador de Ozônio OZONIC ?

Antes de mais nada, saiba que definimos os nossos preços de modo firme, não os colocando em valor mais alto, pois assim estaríamos sendo desonestos. Estamos no mercado desde 1989. Somos, portanto, o mais tradicional fornecedor deste tipo de equipamento no Brasil.

7 – Pode ser parcelado?

Sim, em até 4 vezes sem juros pelo cartão de crédito ou em 48 vezes pelo cartão BNDES.

8 – Como saber se o equipamento que comprei produz as gramas que o vendedor me falou, e não estou sendo enganado?

Este é um ponto muito importante, como não é possível medir facilmente, fora de um laboratório específico, há chances de ser enganado. Esteja alerta para evitar um fornecedor desonesto.

9 – O equipamento OZONIC não vem com tanque e outros acessórios como alguns concorrentes, por que?

Tanque para a armazenagem da água, bomba centrífuga, tubulação e conexões em PVC são itens que você compra em sua cidade, em qualquer depósito de material de construção, com assistência e garantia do seu fornecedor. Se viesse adquirir através de nós, pagaria um valor maior desnecessariamente, por conta de impostos, embalagem e transporte até o destino.

10 – Esta instalação é complicada ? Como faço?

Não. A instalação é muito simples, um encanador faz isso em duas horas de serviço.

Com o equipamento segue o esquema de montagem e uma lista de peças que você leva ao depósito de material de construção e compra tudo rapidamente.

11 – Quais as vantagens de um gerador de ozônio OZONIC, em relação aos concorrentes ?

Atualização Técnica : fabricados com tecnologia de ponta, por isso são compactos e potentes.

Pergunte a quem tem um OZONIC.

Faça a coisa certa da primeira vez.

Compacto : pode ser transportado até em um porta-malas de auto ou na própria aeronave.

Opera com ar atmosférico: não necessita de cilindros de oxigênio.

Potência: são os mais potentes e os mais econômicos ofertados no mercado. Isso pôde ser comprovado no Congresso SINDAG e na EXPOAGRO de Botucatu – 2009.

12- Ouvi falar que a bomba e tanque tem de ser em inox, e as vedações em Viton A ?

Esta informação não se justifica tecnicamente, apenas serve para aumentar o valor da venda.

Caso deseje, podemos explicar. Perguntas podem ser encaminhadas para info@ozonio.net.

13 – A OZONIC tem referências?

Sim é claro. Afinal são 26 anos de mercado. Veja cartas de recomendação em nosso site ou peça-as através de info@ozonio.net .

14 – E se eu não cumprir a norma ?

Você ficará sujeito a uma multa de R$ 5.000,00, que é uma sanção de cunho Administrativo. Caso seja comprovado que você degrada o meio ambiente, você ainda poderá sofrer sanções Cíveis e responder por Crime Ambiental. Porém lembre-se: proteger o meio ambiente é dever de todos. Programe-se. Não deixe para última hora, você pode ficar em situação difícil. Informe-se, veja e ouça.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas:

Pioneira na fabricação de Geradores de Ozônio