Efluentes

ozonio-em-efluentes-ozonicComo tratar efluentes com ozônio? Este é um tema recorrente em consultas que nos fazem.

Temos alguns pontos a considerar neste tipo de processo:

Para cada grama de DQO será consumido de 1,5 a 3,5 gramas de ozônio gás.

Como regra geral utiliza-se ozônio a partir do oxigênio, portanto um gerador ou concentrador de oxigênio fará parte do sistema.

1,1 gramas de ozônio serão consumidas por grama de nitritos.

NO2 + O3 + H2O -> NO3 + O2

Amônia (NH3) não será oxidada por ozônio.

2,25 gramas de ozônio serão consumidas por grama de manganês, gerando Permanganato de forte cor violeta. Filtrado em Carvão Ativo, transforma-se em Dióxido de Manganês, incolor.

2 Mn2 + 5P3 + 3 H2O -> 2 MnO4- + O2 + 6 H+

Pra cada grama de Ferro – Fe 2 (bivalente) -, há um consumo de 0,44 gramas de ozônio.

2 Fe2+ + 3 + H2O -> 2 Fe 3 + O2 + 2 OH-

Cabe lembrar que para definir-se qual o tamanho (gramas por hora) do Gerador de Ozônio para qualquer efluente, há etapas a percorrer:
1º Adquirir um gerador de ozônio OZONIC C-20 para um projeto piloto.
2º Testar em laboratório especializado, o gerador piloto no efluente a ser tratado, para estabelecer o gerador ideal, dimensionando-o.
3º Dimensionar o custo final do processo a ser instalado, bem como as obras de Engenharia Ambiental.

Tratar Efluentes com o uso do Ozônio, significa eliminar adição de produtos químicos, levando o percentual de resíduos a 0% (ZERO).

Esses processos não utilizam adição química ou qualquer insumo ao tratamento de efluente, todo tratamento é físico e eletrofotoassistido. Atendem a todas as normas e exigências dos órgãos ambientais e agências reguladoras quanto à qualidade da água, (CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, resoluções nr.357 e 397, de 17 de Março de 2005 do Ministério do Meio Ambiente, e portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde). Atendem também as regulamentações do PRODES – Programa de Despoluição das Bacias Hidrográficas, da Agência Nacional de Águas – ANA na Classificação “H”, (tratamento Secundário altamente avançado com comprovada remoção de Nutrientes e Desinfecção), processo de tratamento secundário, remoção de BDO 80-95% / DQO 85-98% /COT 65-95% / Bacteriológico 70-99,9999%. Conheça mais sobre nossas soluções de tratamento de efluentes.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas: