Lavanderia hospitalar

ozonio-em-lavanderia-hospitalar-ozonicO Ozônio é o agente de desinfecção mais poderoso e rápido atualmente. Ele substitui o cloro com diversas vantagens em função do seu elevado poder de oxidação e do eficiente mecanismo de destruição de microorganismos que possui.

É por isso que a OZONIC desenvolveu o PROCESSO DE LAVAGEM COM OZÔNIO, uma tecnologia de última geração já implantada em muitas lavanderias e que vem sendo cada vez mais utilizada. O sucesso comprovado deste sistema deve-se aos muitos benefícios que ele proporciona.

Em qualquer atividade produtiva ou de prestações de serviços, o custo de matérias-primas/insumos é bastante representativo na composição do custo final do produto. As lavanderias industriais (hospitais, hotéis, etc.) não são uma exceção. Água, produtos químicos (detergentes, alvejantes, amaciantes, acidulantes), vapor, energia elétrica e tratamento de efluentes são determinantes no custo final. O Ozônio minimiza a utilização destes insumos, reduzindo os custos operacionais com conseqüente aumento da produtividade e qualidade, além de ser um efluente bem menos agressivo ao meio ambiente.

O Ozônio atua basicamente na oxidação dos elementos que constituem as paredes celulares dos microorganismos. Ao penetrar no interior dos microorganismos, também age sobre certos componentes essenciais (enzimas, proteínas, DNA e RNA). A destruição da célula ocorre quando parte de sua perede é rompida.

No processo de lavagem, a ação do Ozônio ocorre através da reação de oxidação das moléculas de sujidades presentes nas fibras, tornando-as cada vez menores e permitindo facilmente sua liberação no meio líquido, pela ação mecânica.

ozonic-tabela-lavanderia

saiba como o sistema opera

Lise Bacteriana pelo Ozônio:

ozonic-lise-bacteriana-lise-celular

 1 – A animação por computador de uma célula bacteriana
2 – Close-up de uma molécula de ozônio sobre a parede celular bacteriana
3 – O ozônio penetra na parede celular e provoca corrosão
4 – Close-up, o efeito do ozônio sobre a parede celular
5 – célula bacteriana após ele entrou em contato com um número de moléculas de Ozônio
6 – A destruição das células (lise)

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO OZÔNIO:

Redução de custo operacional:

  • Produtos Químicos: O Ozônio reduz na ordem de 50% a 70% a quantidade de produtos químicos utilizados na lavagem, alguns chegam a ser totalmente eliminados;
  • Água e Efluentes: O consumo de água é reduzido em cerca de 65%, com a eliminação de algumas etapas do processo de lavagem, resultando também na diminuição do volume de efluentes gerados;
  • Tempo de Lavagem: A redução do tempo de lavagem varia de 35 a 50%, dependendo do grau de sujidade, otimizando a mão-de-obra e aumentando a produtividade;
  • Consumo de Energia: O consumo de energia é reduzido em até 50%, pois não utiliza vapor e possibilita um menor gasto de energia elétrica por kg de roupa comparado ao processo convencional;
IMPORTANTE: por se tratar de um gás seguro existente em grande quantidade em nosso meio ambiente, a utilização do Ozônio na desinfecção também oferece um alto grau de segurança. Sua única toxicidade é devida ao seu elevado potencial de oxidação.

Quando a concentração de Ozônio atinge 1.55ppm ou acima, não é aconselhável a permanência de pessoas no ambientede, pois nesses níveis o Ozônio se torna prejudicial ao sistema respiratório do corpo humano.

Existe um padrão criado pelas associações ligadas ao Ozônio Industrial, representado conforme tabela abaixo:

International Ozone Association:     0.11ppm – approach – 10hours

United /states of America:     0.1 ppm – approach – 8hours

China:     0.15ppm – approach – 8hours

Germany/France/Japan, etc:     0.1ppm – approach – 10hour

saiba como o sistema opera

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas: