Lavanderia de hotéis

ozonio-em-lavanderia-ozonic

Como o Ozônio é utilizado na lavanderia?

Para aplicações de lavanderia, o Ozônio é diluído em água fria ou sem aquecimento e reage rapidamente, dividindo as moléculas orgânicas e causando floculação na sujeira e agentes infectantes nos tecidos.

Após o contato com os materiais a serem oxidados, o Ozônio volta a ser oxigênio, não deixando nenhum resíduo químico, reduzindo assim COD (Demanda Biológica de Oxigênio) e DBO (Demanda Química de Oxigênio) em sistemas tradicionais. A injeção de Ozônio na água da máquina de lavar substitui o tradicional desinfetante ( cloro ou peróxido).

ozonic-lavanderiaBenefícios – obtidos através de geradores de Ozônio OZONIC !

Uma vez que o Ozônio em água limpa melhor a baixas temperaturas, utilizando ozônio no processo de lavagem reduz o uso de água quente – 100% , uma economia significativa no consumo de eletricidade.

Superior oxidante e agente esterilizante – Ao longo de ciclos de lavagem ozonizada, o ozônio destrói as bactérias, inativa vírus, elimina odores . É altamente reativo e exige tempo de contato mínimo (que funciona 3.000 vezes mais rápido que o cloro – menor tempo de processo) para desinfecção, ajudando a reduzir os tempos de ciclo.

*Vida do tecido estendida – Ozônio abre os poros dos tecidos ajudando a diminuir o tempo de limpeza e extração de água, reduzindo tempos de secagem. O uso de Ozônio também significa detergentes livres de cáustica podem ser usados e isso aumenta muito a vida do tecido, uma vez que cáustica é a principal causa do envelhecimento dos tecidos. Com produtos químicos livres de soda cáustica , as roupas de cama são lavadas mais fácil, reduzindo os tempos de ciclo de lavagem. Além disso, devido à compatibilidade do Ozônio com água fria, evitamos o encolhimento dos tecidos, envelhecimento e deterioração. A degomagem sem produtos químicos é feita simultaneamente com excelentes resultados.

Redução de horas de trabalho – Ciclos mais curtos significam menos tempo dedicado a operações de lavanderia, resultando em redução de custos de trabalho , aumentado a produtividade através da diminuição do número de funcionários.

*Menor custo de Água e Esgoto – Lavagens sem produtos químicos com soda cáustica e com uso do ozônio no sistema de lavanderia equivale á economia de água e custos de esgoto. O ozônio é biodegradável e, quando completa a sua função, ele volta a ser oxigênio, não deixando resíduos químicos para trás.

Reduz o consumo de produtos químicos – Usando ozônio na lavanderia reduzimos o número de ciclos de lavagem necessárias, reduzindo assim o consumo de produtos químicos. Além disso, como o ozônio é utilizado como desinfetante e também pode ser usado como agente de branqueamento de lençóis brancos, o cloro não é mais necessário e o volume de produtos químicos consumida é reduzido.

Uma vez que o Ozônio após reagir dentro do sistema de lavagem ele volta a ser oxigênio, não apresentando nenhuma ameaça ao sistema de águas residuais. Além de economia e eficiência, o produto final fica melhor com o ozônio. Os tecidos saem mais macios e com cheiro fresco.

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO OZÔNIO:

Redução de custo operacional:

  • Produtos Químicos: O Ozônio reduz na ordem de 50% a 70% a quantidade de produtos químicos utilizados na lavagem, alguns chegam a ser totalmente eliminados;
  • Água e Efluentes: O consumo de água é reduzido em cerca de 65%, com a eliminação de algumas etapas do processo de lavagem, resultando também na diminuição do volume de efluentes gerados;
  • Tempo de Lavagem: A redução do tempo de lavagem varia de 35 a 50%, dependendo do grau de sujidade, otimizando a mão-de-obra e aumentando a produtividade;
  • Consumo de Energia: O consumo de energia é reduzido em até 50%, pois não utiliza vapor e possibilita um menor gasto de energia elétrica por kg de roupa comparado ao processo convencional;
IMPORTANTE: por se tratar de um gás seguro existente em grande quantidade em nosso meio ambiente, a utilização do Ozônio na desinfecção também oferece um alto grau de segurança. Sua única toxicidade é devida ao seu elevado potencial de oxidação.

Quando a concentração de Ozônio atinge 1.55ppm ou acima, não é aconselhável a permanência de pessoas no ambientede, pois nesses níveis o Ozônio se torna prejudicial ao sistema respiratório do corpo humano.

Existe um padrão criado pelas associações ligadas ao Ozônio Industrial, representado conforme tabela abaixo:

International Ozone Association:     0.11ppm – approach – 10hours

United /states of America:     0.1 ppm – approach – 8hours

China:     0.15ppm – approach – 8hours

Germany/France/Japan, etc:     0.1ppm – approach – 10hours

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas: